Previsão do Tempo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Retalhos de Mim

Num momento de reflexão, o professor escreve, o escritor filosofa, o jornalista pensa e o poeta sonha, procurando se definir e registrar um pouco de sua vida e pensamentos.

Foi assim que, o Joaquim Carlos de Souza, de Tocantins-MG, que reside e trabalha em Ubá, que é um modesto professor que há mais de 40 anos tenta ser educador, definiu a sua realidade, a sua trajetória e os seus sonhos:

1. Eu sou uma pessoa que cumprimenta os vizinhos pela manhã:

-     Mesmo que eles não retribuam;
-     Que banca a antiga e a interiorana;
-     Que dá o seu exemplo e faz a sua a obrigação...

2. Eu sou um católico que faz o sinal da cruz:

-     Quando passa na frente do santíssimo da igreja;
-     Demonstrando a sua fé;
-     Mesmo que os outros achem cafona...

3. Eu sou um amigo que gosta de servir os outros:

-     Mesmo que não me agradeçam;
-     Mesmo que me chamem de bobo;
-     Mesmo que me achem careta...

4. Eu sou um ser humano que confia na palavra do outro:
-     Conhecendo ou não;
-     Mesmo que não seja sincera;
-     Mesmo sofrendo prejuízos com isto...

5.   Eu sou um comunicador que adora falar também no rádio:

-     Mesmo sendo explorado;
-     Mesmo não sendo reconhecido;
-     Mesmo sendo incompreendido e sofrendo com isto...

6.    Eu sou um homem que sempre procurou ser bom:

-     Mesmo sendo pecador e imperfeito;
-     Mesmo sendo taxado de bobo;
-     Mesmo destoando da maioria...

7.    Eu sou homem que é sempre mais feliz do que merece:

-     Porque sempre possuiu bem mais do que desejou;
-     Porque tem amor, fé, saúde e trabalho;
-     Porque é feliz proporcionando a felicidade aos outros...

8.    Eu sou um homem que nunca reclama:

-     Pois se manifesta só quando agrada;
-     Que não fala nada quando ofendido;
-     Que julga o silêncio como a melhor resposta...

9.    Eu sou um cidadão que adora trabalhar, mesmo depois de aposentado, ocupando agora a gerencia da divisão de trânsito, da prefeitura de Ubá:

-     Para produzir bens e riqueza;
-     Para colaborar com o progresso;
-     Para ser útil e dar exemplo...

10.    Eu sou um professor que ama escrever e se comunicar, estando prestes a lançar o seu primeiro livro:

-     Para divulgar suas idéias e valores;
-     Para enaltecer a verdade, o bem e a fé;
-     Para procurar perpetuar sua vida e sua obra...

11.    Eu sou um católico que adora falar de Deus:

-     Porque ele é o melhor exemplo;
-     Porque evangelizar é preciso;
-     Porque sem deus a gente não é nada...

12.    Eu sou uma pessoa que gostaria de ser gorda também na fé:

-     Para ter pelo menos 1% da doação de Maria;
-     Para ter pelo menos 1% da fé de São Francisco;
-     Para ter pelo menos 1% da simplicidade de São José...

13.    Eu sou um técnico agrícola que ama a natureza:

-     Porque ela é a síntese de tudo;
-     Porque ela é à base da vida;
-     Porque ela é o sustendo do mundo...

14.    Eu sou um habitante da zona da mata mineira, que gostaria muito que o homem fizesse de novo o caminho para a roça:

-     Para viver mais e ter mais qualidade de vida;
-     Para viver melhor em todos os sentidos;
-     Para ser melhor em toda a sua plenitude...

15.    Eu sou uma pessoa normal como todas as outras:

-     Que ronca e que solta pum;
-     Que erra e é teimosa;
-     Mas que gostaria muito de ser perfeita, para agradar mais a pessoa amada...

16.    Eu sou um sessentão que gostaria muito:

-     Que a fé fosse só vivenciada;
-     Que a fraternidade fosse menos divulgada e mais praticada;
-     Que os planos do mal não existissem, para que o homem realmente fosse uma réplica de deus, nesta terra e nesta era...

17.    Eu sou um ser humano que gostaria muito que esse mundo fosse restaurado:

-     Sem o império do ter;
-     Com a prioridade do ser;
-     Com mais valorização do homem, que foi criado para ser feliz e para ser uma espécie de Deus da nossa era...

18.    Eu sou um cidadão que exerce a cidadania onde quer que esteja:

-     Que sempre priorizou investir na educação;
-     Que considera a educação a melhor forma de aprimorar o homem;
-     Que sempre considerou uma pessoa bem educada e aprimorada, como realizada e feliz...

19.    Eu sou um ser humano privilegiado:

-     Por muito amar a esposa e os filhos que tenho;
-     Por ter um amigo coração valente que vale por mil;
-     Por ter saúde, ser aposentado após 40 anos de luta e ainda trabalhar...

20.    Eu sou um contador:

-     Que nunca foi escravo do dinheiro;
-     Que não vai conseguir ser rico porque muito partilha;
-     Que prioriza multiplicar o amor e administrar a esperança...
21.    Eu sou um tocantinense mineiro:

-     Que dignifica o seu berço e espera sempre enaltecê-lo;
-     Que adotou Ubá como sua segunda terra;
-     Que adorou ser chamado de ubatinense, ou seja, mistura de tocantinense, com ubaense e fluminense...

22.    Eu sou um católico ministro da eucaristia:

-     Que tem a honra de ser também irmão do santíssimo;
-     Que tem muito orgulho de também de ser cursilhista;
-     Que se sente muito pequeno diante da grandeza de cristo sacramentado;

23.    Eu sou muito feliz por amar Marias:

-     Por ser devoto e possuir muito amor por Maria, a grande e singela mãe de Jesus;
-     Que há 46 anos tem a felicidade de ter o amor da sua Maria;
-     Por ser abençoado pela Maria do céu há quase 62 anos...

24.    Eu sou um educador muito preocupado com o futuro da educação do nosso país:

-     Pela falha na qualidade e excesso de quantidade;
-     Pela maquiagem das estatísticas;
-     Pela falta dos cursos técnicos oficiais e por ver, infelizmente, muita gente que trabalha com educação não ter educação...

25.    Eu sou um cidadão muito preocupado com o futuro:

-     Pelo crescente materialismo e pela falta de Deus nas pessoas;
-     Pela crescente desagregação da família e falência da escola;
-     Pela gradativa diminuição dos políticos bons e do bem, que deixa o mundo e a comunidade sem um rumo certo e correto...

26.    Eu sou um ser romântico e sensível:

-     Porque namorar virou ficar e fazer amor virou quase só trepar;
-     Relacionar com o outro, do sexo oposto, ficou prático, rápido e sem sentimento;
-     Porque o amor simples e bonito, ideal da felicidade de todos, quase inexiste e virou coisa do passado...

27.    Eu sou um instrutor de transito que muito se orgulha:

-     De nunca ter se envolvido em um acidente;
-     De ter sempre levado, a bandeira da educação para o transito, para muita gente;
-     De ser um motorista que dirige normal e que chega longe...

28.    Eu sou um ser carente que muito se preocupa

-     Com a solidão do homem no meio da multidão;
-     Com ter dinheiro e não ter comida;
-     Com tudo ter e não possuir amigos e nem qualidade de vida...

29.    Eu sou um colega que:

-     Não se preocupa só consigo;
-     Que sempre procura ser útil e realizar mais que a obrigação;
-     Que sempre procurou ser amigo e bom cristão...

30.    Eu sou um homem realizado que deseja para ter feliz:

-     Ser sempre digno do beijo dos seus filhos;
-     Ser sempre reconhecido como uma pessoa honesta e do bem;
-     Que gostaria de ser útil até o fim, com a doação de seus órgãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário