Cara dona Marisa,
Sou um modesto professor, natural de Tocantins, mas que reside e trabalha em Ubá há mais de 40 anos.
Tive o prazer de conhecer a senhora e o nosso saudoso José Alencar, quando vocês iam lá em Tocantins, visitar sua cunhada dona Elza, esposa do doutor Manoel Cataldo e depois passavam na cabana do Lico.
Sou amigo e companheiro do doutor Norton, através do qual envio esta correspondência.
Juntamente com o amigo e professor José do Carmo, pessoas e entidades de bem, estamos criando em Ubá, á partir de 1° de outubro, ás 9 horas, o GAPC, que é o grupo de apoio ao paciente com câncer, de Ubá e região, cujo regimento segue anexo.
Apesar de termos bons hospitais e entidades para tratamento do câncer aqui na Zona da Mata mineira, quando a pessoa carente descobre que está com esta doença, ela se sente fragilizada, debilitada psicologicamente e sem saber onde buscar corretamente a melhor solução para a sua cura.
Infelizmente, para as pessoas simples, sem instruções e sem condições econômicas, faltam informações adequadas e eficientes sobre onde melhor realizar os exames, conseguir os medicamentos e buscar a internação e conseguir o tratamento adequado que leve á cura, apesar de termos na região excelentes hospitais e entidades.
Para preencher a lacuna da falta de informação e da deficiência dos governos, em todas as instâncias, para orientar corretamente, para mostrar os caminhos e meios legais para conseguir os medicamentos, para elevar a auto-estima, para dar o apoio moral e a orientação psíquica e espiritual, de modo que toda pessoa acometida pelo câncer, possa ter acesso ao tratamento, é que estamos criando este grupo de apoio ao paciente com câncer, que, conforme o próprio nome diz, vai apoiar os doentes de ubá e da nossa microrregião.
O nosso grupo de apoio, em resumo, vai orientar informar, animar, elevar a auto-estima, demonstrar esperança, apontar os melhores exames, medicamentos e locais de tratamento, dar apoio moral e espiritual, demonstrando que existe esperança, para quem busca tratamento e cura para quem deseja se recuperar.
O nosso grupo, dona Marisa, deseja combater o pior tipo de câncer que existe, que é o câncer da alma, que atinge aqueles que não agem com amor, que não praticam a caridade, que não amparam com fraternidade, que não cumprem seus deveres de solidariedade.
Nosso grupo, cara senhora, vai unir doentes e sãos, profissionais da saúde e leigos, cidadãos e autoridades, pessoas de todas as idades, crenças, raças, cores, formações e opiniões, mas com o mesmo propósito de prevenir e combater o câncer na nossa região.
Nosso grupo, cara dona Marisa, será a união para a saúde e para o bem, que procurará ser o pelotão da solidariedade, o batalhão da fraternidade, a equipe da caridade, unindo pessoas solidárias, que acreditam que o amor ao irmão é o melhor antídoto contra todos os males.
Nosso grupo, cara senhora, acredita na união fraterna, no poder da fé e na grandeza de um deus, misericordioso e salvador, que sempre deseja o melhor para nós.
Nosso grupo, dona Marisa, confia piamente que deus serve o homem através do homem e que todos nós somos instrumentos poderosos do poder de Deus nesta terra.
Nosso grupo, dona Marisa, acredita na plenitude da vida, como meta de realização, no amar e do servir, como certeza de felicidade perene, aqui nesta terra ou na outra dimensão.
Em resumo, cara senhora, nosso grupo será constituído oficialmente, no próximo dia 1º de outubro, ás nove da manhã, no salão do sindicato rural de Ubá.
Pela pessoa importante que a senhora é, por sua experiência de vida, pela experiência que a senhora possui no enfrentamento do câncer, pelas suas ligações afetivas e amor á comunidade de Ubá, nosso grupo ficaria mais feliz e fortalecido com sua importante presença, juntamente com familiares, nesta nossa reunião inicial.
Solicitando a análise do documento anexo, o grupo espera contar não só com a presença da senhora, mas também com o seu apoio e aval, para que possamos cumprir com êxito seus relevantes objetivos fraternos e sociais.
Contando com a presença e o apoio da senhora, em nome dos ubaenses
Um grande e respeitoso abraço.
Cordialmente,
Pelo GAPC – professor Joaquim Carlos de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário