Previsão do Tempo

domingo, 25 de dezembro de 2011

Porque Tenho Bronca de Papai Noel

1- Porque, quando eu era menino pobre, lá mo meu Tocantins, colocava meu sapatinho na janela, acreditando naquela musiquinha meio mentirosa “SEJA RICO OU SEJA, POBRE, O VELHINHO SEMPRE VEM”. E, na maioria dos natais, ficava sem nada...

2 - Porque, nesta época de Papai Noel, as pessoas doam algo, para as pessoas estranhas, de forma mecânica, não por amor ou fraternidade, mas apenas para não ficarem com dor na consciência...

3 - Eu tenho bronca do Bom Velhinho, porque, nesta época, uma maioria fala de amor e paz, desejo de felicidade, prosperidade e um mundo melhor para todos, sem ter realmente estes sentimentos no coração.

4 - Eu tenho bronca daquele velhinho gordo, de cabelos e de barbas brancas e de roupas vermelhas porque, nesta época, muitas pessoas acendem as luzinhas coloridas do natal nas casas, praças, presépios, lojas, igrejas e em outros lugares, mas se esquecem de acender o brilho do amor nos olhares e nos corações.

5 - Eu tenho bronca do Papai Noel porque, é justamente nesta época festiva do natal, em que tanto se fala em fraternidade, que mais se acentuam as desigualdades, ficando a verdadeira solidariedade que nos trouxe o menino Cristinho, mais no marketing, mais no comércio, mais na fachada deste mundo materialista e consumista, que nesta época tenta dar uma de fraterno e bonzinho.

6 - Eu tenho bronca do Papai Noel, porque, nesta festa, em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, o grande rei do amor da ternura e da paz, que realmente veio para nos mostrar o verdadeiro caminho, a verdadeira verdade e a verdadeira vida, ocorrido há 2009 anos, uma verdadeira maioria, no decorrer destas festividades, se esquece de reverenciar e de homenagear efetivamente o verdadeiro aniversariante.

7 - Eu tenho bronca do Papai Noel, porque, neste nosso país, considerando como o celeiro do mundo, uma verdadeira maioria tem tudo, enquanto uma verdadeira minoria não tem nada, sendo um absurdo e uma contradição, o fato concreto de em muitas mesas não terem pão.

8 - Eu tenho bronca do Papai Noel, porque, nesta época natalina, a maioria das pessoas, infelizmente, conjuga o verbo amar só do seguinte jeito: SORRIA IRMÃO, JESUS TE AMA E EU TE FERRO!

9 - Eu tenho bronca do Papai Noel, figura mitológica, há mais de meio século criado pelo marketing da coca-cola, por ele ter, em nome só do consumo, ao longo dos tempos, acabado com a fantasia e a verdadeira inocência das crianças.

10 - Eu tenho bronca do Papai Noel, porque, na época em que ele aparece entre nós, à maioria das pessoas, só doa presentes, para familiares, amigos e pessoas queridas, que podem lhe retribuir pelos presentes, ás vezes se esquecendo de presentes, como ternura, carinho, afeto, sorriso, afeição, que são muito mais importantes.

11 - Eu tenho bronca do Papai Noel, porque, nesta chamada era da comunicação, onde imperam a internet, o celular, a TV e tantos outros veículos importantes, as pessoas deixam de serem presentes e se comunicam tão pouco, padecendo na solidão, deixando de se dar e apresentar o Cristo ao irmão.

12 - Eu tenho bronca do Papai Noel, porque, nas festas em que ele freqüenta, só reverenciam um pouco ao Cristo GAROTO PROPAGANDA, deixando no ostracismo ou esquecimento o Cristo simples, humilde, esfarrapado, faminto de ternura e de pão, carente de companhia e atenção, na pessoa de muitos irmãos de caminhada.

13 - Eu tenho bronca do Papai Noel porque, na maioria das casas, a figura de Jesus Cristo, verdadeiro e central sentido do Natal, se apresenta só no crucifixo nas paredes, ficando longe ou ausente dos corações.

14 - Eu tenho bronca do Papai Noel, porque ele me lembra o natal feliz da minha infância, com meus pais, com meus irmãos e parentes, com muita dificuldade e carências, mas com muito mais simplicidade, carinho, fé, fantasia e afeição. 

15 - Eu tenho bronca do Papai Noel, porque ele me recorda muito os natais do passado, muito mais felizes e simples, com missa do galo, ceia do natal e família reunida, rezando e se confraternizando com Cristo - menino Deus - nosso Senhor e Salvador, mais presente e evidente, sobretudo no coração.

Tudo isto me faz ter bronca do Papai Noel, que sempre se apresentou de SACO CHEIO e que, ás vezes, também, me fez ficar com a bolsa escrotal repleta, de coisas que não entendo, que fazem parte da realidade ou que não posso ou consigo mudar, nesta vida.

Mas, o mundo roda e o tempo passa, a vida passa ou a gente passa pela vida, fazendo com que as coisas e os valores mudem e os nossos conceitos também. 

Assim, do alto dos meus 60 anos e debaixo dos meus cabelos brancos, como homem de fé, que é bem mais feliz do que merece, por tudo que tenho e tudo que sou, principalmente pelos verdadeiros tesouros que possuo, que são minha esposa, meus filhos, meu trabalho e alguns poucos amigos autênticos e minha fé, apesar das broncas que mencionei para com o bom velhinho, eu afirmo para vocês que, apesar de todas broncas, que julgo naturais e ás vezes lógicas, eu também ACREDITO EM PAPAI NOEL, sem que isto seja contradição.

Eu acredito em Papai Noel porque enquanto existir, sob a face da terra, pessoas doando algo com ternura ele vai existir.

Eu acredito em Papai Noel, porque segundo nos conta a história, SÃO NICOLAU - um velhinho gordo, doce e bom existiu - distribuindo presentes e carinho para as crianças, tendo ele preconizado a história do Papai Noel na véspera natalina.

Eu acredito em Papai Noel porque, apesar do materialismo e da dureza nos corações de alguns homens, a bondade e a ternura ainda imperam, fazendo adultos presentearem crianças e, desta forma, perpetuando o mito do bom velhinho do natal.

Eu acredito em Papai Noel porque cultivo sonhos, curto fantasias e creio que, apesar do progresso e da evolução, por este Brasil afora, mormente no interior, existem crianças puras e sinceras, que acreditam no poder e da magia do bom e do belo, que povoa a mente e o coração daqueles que buscam transformar sonhos em realidade, metas em realização.

Eu acredito em Papai Noel, enfim, porque ainda sonho e, sonhando, busco ser feliz, principalmente, procurando promover a ventura para todos que comigo convivem.

Que você, querido amigo, que me lê ou me ouve, possa ser feliz sempre, acreditando em sonhos e fantasias, tendo um natal autentico e feliz, com Cristo renascendo a cada momento, transformando o ano novo em um novo tempo, de prosperidade, venturas e paz.

Que você tenha sempre um SACO CHEIO... Mas só de alegria, saúde, esperança e paz!

BOAS FESTAS... FELIZ NATAL...  VENTUROSO 2012!

 RÕ... RÕ... RÕ... PRA VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário